O Ensino Fundamental representa momento em que os conteúdos e conhecimentos escolares são percebidos no cotidiano pessoal e social com maior facilidade pelos educandos. Neste sentido, tornar-se-á importante que se desenvolva o maior número de atividades extracurriculares interativas com ensino, pesquisa e extensão, logo, o Ensino Fundamental no Colégio FAOSC divide-se em duas fases: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). O Ensino Fundamental FAOSC em continuidade do que foi trabalhado na Educação Infantil, volta suas práticas docentes para os seguintes eixos:

a. Aspectos físicos: O Ensino Fundamental FAOSC busca assegurar a diversificação de atividades que oportunizam desenvolvimento físico e mental, possibilitando interação e valorização da convivência em prol de despertar a tolerância, o relacionamento e a melhora dos hábitos saudáveis de vida e de conhecimento.
b. Aspecto afetivo-social: Através da interação entre Educadores – Educandos – Colégio, o Ensino Fundamental FAOSC busca o desenvolvimento das habilidades de empatia, tolerância e aceitação, bem como a superação de dificuldades por meio da vivência diária e, do estímulo ao cotidiano intelectual enquanto elemento complementar a ação da família e comunidade;
c. Aspecto intelectual: Através da ação dos educadores e dos projetos de ensino, pesquisa e extensão do Colégio FAOSC é possível desenvolver a prerrogativa da inteligência múltipla e da pluralidade de conhecimentos no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem. As práticas diversificadas possibilitam os educandos diversos níveis de problematização e elevação dos coeficientes intelectuais e emocionais.

Dentre os currículos diversificados, o Inglês e Espanhol são oferecidos em todos os anos como segunda língua. De modo geral, os objetivos definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental e, completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando o processo educativo. Entretanto, o Ensino Fundamental FAOSC preza pelo:

I. Desenvolvimento da capacidade de aprender de maneira monitorada e independente, tendo como meios o domínio da leitura, escrita e do cálculo;
II. Foco central na alfabetização e no pensamento reflexivo ao longo dos 3 (três) primeiros anos;
III. Compreensão dos valores (axiomas) fundamentais para constituição da sociedade do ambiente natural e social, do sistema político, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
IV. Fortalecimento dos vínculos de família, solidariedade, respeito recíproco, entre outros;
V. Despertar do empreendedorismo e sustentabilidade empresarial na região oeste de Santa Catarina.

O Ensino  Fundamental FAOSC desenvolve além do currículo estudantil processos de estimulação interdisciplinar com as seguintes áreas/eixos:

Linguagens (Inglês e Espanhol)

Linguagens no Ensino Fundamental se baseia no ensino do idioma Inglês e Espanhol com objetivo de estimular através do ensino e de projetos práticos o bilinguismo cultural.

Educação Ambiental

Os conhecimentos da Educação Ambiental se desenvolvem na FAOSC através de Projetos Interdisciplinares com os componentes curriculares, bem como ações de prevenção e recuperação ambiental.

Empreendedorismo e Sustentabilidade

O Colégio FAOSC no cumprimento de seu papel de contribuir com o desenvolvimento regional, inicia desde os primeiros anos escolares os conceitos de empreendedorismo e sustentabilidade empresarial para que os educandos criem e aprimorem a visão sobre negócios e crescimento econômico.

Educação Financeira

Através deste eixo, os educandos estarão em contato com projetos interdisciplinares que desenvolvem a Educação Financeira e a prática familiar e social, ênfase também na educação bancária.

Estimulação Psicopedagógica (Sala de atendimento)

O Projeto Estimulação Psicopedagógica compreende sala de atendimento com Psicopedagogo Institucional para contribuir na prevenção e superação de dificuldades de aprendizagem.

Desenvolvimento Global

O Ensino Fundamental FAOSC através dos projetos de integração curricular estará desenvolvendo três habilidades nos educandos:

1) Habilidade Humana: Aprender a lidar, relacionar, empatia e tolerância com pessoas;

2) Habilidade Conceitual: Aprender os conceitos e a atualizar as fontes de pesquisa no cotidiano escolar, familiar e social;

3) Habilidade Técnica: Saber fazer e entender como fazer as atividades escolares e a refletir sobre as ações práticas da vida e do conhecimento.

Psicomotora (Educação Física)

O Ensino Fundamental FAOSC apresenta como princípio estimulação Psicomotora através da ciência do movimento (Educação Física Escolar), com vistas a assegurar a qualidade de vida dos educandos e o estímulo aos hábitos saudáveis.

Defesa Pessoal

O projeto Defesa Pessoal visa orientar o processo pessoal de defesa em situação de violência ou de autodefesa. Justifica-se o projeto pelo campo do desenvolvimento físico e da sensibilidade da autodefesa e dos cuidados de si e do outro.

Artes Cênicas e Clown

Através da ciência das Artes Cênicas e Clown (arte do palhaço), o Ensino Fundamental FAOSC possibilita aos educandos desenvolver as habilidade discursivas através da melhora da oratória, retórica e superação de elementos inibidores da posição pública como timidez ou ansiedade em falar/comunicar-se em público.

Cinefilia no Ensino Fundamental

O projeto complementar denominado Cinefilia atua no desenvolvimento das habilidades semióticas dos Estudantes, com vistas a estimular a sensibilidade através do Cinema e, despertando as habilidades para criação de vídeos amadores, bem com imagens, fotografias, entre outros.